7 dicas para controlar as finanças de sua empresa

A ajuda de um contador é imprescindível
21 de dezembro de 2016
Receita Federal divulga calendário de entrega da declaração do Imposto de Renda
11 de janeiro de 2017

Para a saúde da sua empresa, independente do tamanho que ela tem, é importante manter a organização de suas finanças e ter controle de tudo que você tem a pagar e a receber.

Embora muitos ignorem a gestão financeira, ela é o segredo do sucesso de muitas empresas. E para que a sua seja saúdavel, é importante tem um controle financeiro eficiente que permita  honrar compromissos.

Além disso, a gestão financeira é importante também para que sua empresa cresça de forma organizada, gerenciando estoque, investimentos e a distribuição de dividendos e outros. Isso faz com que a empresa tenha boa saúde financeira e possa honrar os compromissos.

Confira 7 dicas para controlar as contas de sua empresa

  1. Organize

Os desorganizados que nos perdoem, mas organização é fundamental. Ter tudo que diz a respeito de sua empresa em ordem irá te ajudar a ter uma visão ampla do seu negócio. Dessa forma, será possível fazer estimativas e honrar compromissos, mesmo com as possíveis eventualidades.

  1. Planeje

O planejamento financeiro é uma ferramenta fundamental para o sucesso de sua empresa. Ter projeções de gastos, despesas fixas, entradas e outros tornaram o processo mais simples. Se você não gostar de planilhas, pode utilizar aplicativos e softwares.

  1. Controle seus gastos

Para que o planejamento alcance seu objetivo e sua empresas tenha bons resultados, ele precisa ser seguido à  risca. Sempre faça uma análise do fluxo de caixa  e controle os gastos fixos e variáveis.

  1. Pague as contas em dia

Uma das maneiras eficazes de evitar gastos adicionais e não planejados, é manter pagar suas contas até a data de vencimento, assim você evita pagar juros e multas.

  1. Antecipe o que oferece desconto

Uma forma de economizar recursos é pagar as contas antes do vencimento quando o credor oferece algum tipo de desconto. Além da economia, sua empresa terá uma ótima imagem perante os fornecedores.

  1. Não se endivide

A recomendação é de sempre a de se gastar menos do que se ganha, mas, se por algum motivo as contas não puderem ser honradas, é importante rever o planejamento e identificar os erros que afetaram as finanças. Nunca deixe a dívida “rolar”, e tenha cuida para que a dívida que não se torne “impagável”.

  1. Negocie com seus credores

Com uma análise da situação da empresa e a revisão do planejamento, será possível visualizar as falhas e reparar os danos. Sempre converse com seus credores e se, tiver alguma dificuldade de honrar seus compromissos tente negociar. Aqui no site da Hernandes e Freitas já falamos sobre o controle e prevenção dos riscos de crédito. Saiba mais: http://hernandesefreitas.com.br/2016/10/voce-sabe-como-prevenir-e-controlar-os-riscos-de-credito-de-sua-empresa/